Visto de Cima

quinta-feira, julho 28, 2005

A migração é benéfica para todos

Um estudo recente da International Organization for Migration avaliou os custos e benefícios da migração e chegou à conclusão que os medos relativos ao impacto desta no emprego e na segurança social não fazem sentido.

Por exemplo, no Reino Unido, os imigrantes contribuíram mais 2.1 biliões de Libras em impostos do que aquilo que receberam em benefícios. Relativamente aos empregos que ocuparam, a conclusão é aquilo que já sabíamos. Os imigrantes tendem a ocupar empregos de baixo custo, que a população local não aceita, ou empregos que exigem altos níveis de qualificação e para os quais não existem recursos locais disponíveis. Sendo que neste estudo não foram encontrados níveis significativos de substituição de mão-de-obra local por mão-de-obra estrangeira. Tornando por isso as economias que os recebem mais competitivas e consequentemente criando empregos para a população local (e não destruindo como determinados grupos insinuam).

Em termos de ajuda aos países do terceiro mundo, as remessas dos emigrantes têm muitas vezes um impacto superior às ajudas que são concedidas oficialmente pelos países desenvolvidos. Por exemplo, as remessas de imigrantes representam 8% do PNB de Marrocos e 10% do PNB das Filipinas. Também, aqueles que regressam aos seus países, contribuem para o desenvolvimento destes via as qualificações e experiência que ganharam entretanto no estrangeiro.

retirado de Speakers Corner Liberal Social

1 Comments:

At 17:54, Blogger Zé do Telhado said...

Já levou com link e tudo.

 

Enviar um comentário

<< Home